ESCOLA
ESTADUAL SAPOPEMBA
Rua
Senador Nilo Coelho, 55 - JD Sapopemba - Leste
4 -
Secretaria da Educação -
SP - Fone: 2919 2833
|
|
|
 |
PROJETO SARAU LITERÁRIO |
PROJETO SARAU LITERÁRIO
SÉRIES ENVOLVIDAS: 1ºs anos: H, I, J, K, L (Período noturno)
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: LÍNGUA PORTUGUESA, BIOLOGIA, FILOSOFIA
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Maria Antonia
REALIZAÇÃO:
As atividades serão realizadas em três dias e serão
mensais (março, abril, maio, junho,agosto, setembro, outubro e
novembro de 2011).
JUSTIFICATIVA
No
mundo do conhecimento em que vivemos, caracterizado pela
circulação na sociedade de um grande e diversificado
volume de informações, a capacidade de ler e de
interpretar textos em múltiplas linguagens é
imprescindível, pois sem ela torna-se mais difícil ter
acesso às informações e, principalmente,
estabelecer relações entre aquelas que já
estão ao nosso alcance.
OBJETIVOS
- Promover e estimular momentos de leitura e declamação de poesias;
- Propiciar aos alunos contato com os diferentes gêneros de leitura;
- Desenvolver o gosto por leitura de: poesias, crônicas, contos, histórias da mitologia, fábulas;
- Aprimorar a capacidade lingüística;
- Estimular a produção de textos;
DESENVOLVIMENTO
A atividade será iniciada com a leitura de um trecho do poema de Fernando Pessoa.
Em seguida, haverá as orientações a respeito do sarau;
Após
as orientações haverá a escolha de um casal para
padrinho e madrinha do sarau. A madrinha receberá uma flor e o
padrinho um chapéu. O casal iniciará as atividades
cantando uma canção de livre escolha. Em seguida
farão suas apresentações e ao final
entregarão a flor e o chapéu a outros alunos que
darão prosseguimento nas atividades, e assim sucessivamente
até que todos se apresentem.
As apresentações acontecerão com um fundo musical e uma mesa com um pequeno arsenal de livros.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita a partir das reflexões e leituras apresentadas.
PROJETO LEITURA: DESCOBERTA, REFLEXÃO, DIVERSÃO e EMOÇÃO.
EE SAPOPEMBA
DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA
ALUNOS ENVOLVIDOS: 8ª H e I
PERÍODO: 3º e 4º bimestres
PROFESSOR RESPONSÁVEL: MARIA ANTONIA, FRANCISCA E MARISSOL
PROJETO LEITURA: DESCOBERTA, REFLEXÃO, DIVERSÃO e EMOÇÃO.
OBJETIVO:
Analisar e interpretar textos;
Reconhecer as idéias básicas contidas nos textos;
Identificar o emprego da linguagem figurada;
Reconhecer as formas, como está organizado (textual e narrativa);
Analisar o efeito de sentido consequente do emprego das reticências;
Comparar textos de diferentes gêneros, bem como os recursos formais utilizados pelo autor;
Desenvolver a habilidade de fazer sínteses;
Desenvolver habilidade de argumentação;
Ressaltar que ler um texto e interpreta-lo é formar uma visão mais ampla do mundo.
JUSTIFICATIVA
Diante
das dificuldades dos alunos para ler e escrever, esse projeto visa
melhorar as habilidades na produção textual e leitura.
DESENVOLVIMENTO
A cada 1ª aula da semana, os alunos deverão entregar as seguintes atividades:
1-Escolha dez pessoas que você conhece e escreva uma frase descrevendo cada uma.
2-Grave
5 minutos do rádio (ou de algo que você ouve). Escreva o
diálogo e adicione descrições narrativas dos
falantes e suas ações, como se estivesse montando uma
cena.
3-Escreva uma autobiografia com cerca de 500 palavras.
4-Faça uma descrição do seu banheiro ou do banheiro dos seus sonhos, em 300 palavras.
5-Escreva
uma entrevista fictícia com você mesmo, uma figura famosa,
com um caráter também ficcional. Faça isso de uma
forma apropriada como se fosse para uma revista famosa.
6-
Pegue um jornal, olhe os artigos e escolha um que possa ser base para
uma cena ou história que você queira escrever.
7- Mantenha um diário de caráter fictício.
8-
Pegue uma parte de um livro e reescreva em um estilo diferente, como um
romance gótico, de ficção ou ainda uma
história de terror.
9-Tente
relembrar da sua mais tenra infância. Escreva tudo o que puder
lembrar.Reescreva como uma cena, usando sua perspectiva atual ou , se
conseguir, usando a perspectiva da idade que você tinha.
10-
Relembre um antigo argumento que você usou com alguma pessoa.
Escreva sobre o argumento do ponto de vista desta pessoa. Lembre-se que
a idéia é ver o argumento daquela perspectiva não
da sua própria. Nunca julgue se você esta certo ou errado.
11-Escreva uma descrição, com no Maximo 200 palavras, de algum lugar. Você pode usar quaisquer elementos
sensoriais, descreva como se sente ,como são os sons, os cheiros
e sabores de lá.Tente fazer uma descrição de forma
que as pessoas não percam os detalhes visuais.
12-
Sente em um restaurante ou área com bastante gente e escreva os
diálogos que você ouve. Escute as pessoas ao seu redor,
como elas falam e que palavras elas usam.
Depois
de fazer isso, pode praticar terminando seus diálogos. Escreva
sua versão sobre como as conversas continuam.
NA SALA DE AULA.
1-Reescrever
uma frase: escolha uma frase, qualquer uma, não importa que o
autor tenha levado a perfeição, sempre existem infinitas
formas de reescrevê-la. Inverte-a, suprima palavras, use outras,
acrescente, mude os significados.
Não julgue, apenas faça, como se fosse um jogo. Se você gosta de poesia, faça uma parodia
2-Resumir
a historia de diferentes maneiras: isso vai ajudar a entender o enredo
e suas principais partes. Enquanto escreve você também vai
poder exercitar a síntese.
3-O
que vem antes da primeira frase: alguns começos de livros
são geniais. Mas o que vem antes da primeira frase do primeiro
capitulo? Como foi o momento, à noite ou os anos anteriores?Mais
uma vez, não queira ser melhor do que o autor, apenas
faça esse exercício de imaginação de
maneira a divertir-se. Não precisa ser nada
gigantesco.Faça vários parágrafos explorando as
diferentes possibilidades.
4-O que acontece depois da ultima frase: o livro acabou. Mas a não ser que seja uma história sobre
o fim do universo supõe-se que a vida continue.O que vem depois
da ultima frase?Como no exercício anterior, você pode
fazer vários parágrafos explorando as infinitas
possibilidades.
5-Imagine
personagens de diferentes obras: filmes, desenhos, novelas, etc... e
escreva o que aconteceria se eles se encontrassem e como seria. Quanto
mais absurdos os encontros mais a sua imaginação
será desafiada e você se sentira compelido a escrever.
6-Se
a obra fosse de outro gênero: imagine que uma obra originalmente
do gênero policial tivesse sido escrita como um romance meloso.
Ou um suspense, então, fosse um livro de humor. Brinque com as
possibilidades
7_ Cortem frases: brinque de editor. Seja cruel:.Elimine as frases que julga desnecessárias.
8-Depois
da edição: no final deste trabalho cruel, escreva um
texto explicando ao autor porque agora aquele capitula esta muito
melhor. Não precisa ser sincero.
9-
O autor utiliza vários recursos para evitar repetir palavras
desnecessariamente. Releia um parágrafo e descubra um
sinônimo para determinada palavra,evitando assim a
redundância.
10-a partir de uma crônica elabore uma produção de texto utilizando as personagens da historia:
O que vou contar?
Qual personagem vou utilizar?
Onde o personagem esta?
Como é esse lugar?
Que fato aconteceu?Quando? Como aconteceu?
Em que ordem contar a historia?(começo, meio e fim; meio fim e começo; fim começo e meio?).
Vou criar suspense?
Em
caso de suspense: construir frases curtas, não exagerar no uso
de adjetivos e advérbios, deixar para dar as
informações no final da historia.
RECURSOS UTILIZADOS.
Livros, textos, leitura, imagens.
AVALIAÇÃO.
Avaliação
processual, acompanhando o desenvolvimento dos alunos nas atividades
propostas; resolução de exercícios e
produção de textos.
PROJETO” A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO COTIDIANO BIOPSICOSOCIAL”
PERÍODO: 2 bimestre MÊS: Junho
DISCIPLINA ENVOLVIDA: Língua Portuguesa
PÚBLICO ALVO: Alunos do Ensino Médio 1 G,H,I,J,K
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Maria Antonia
OBJETIVOS:
-Desenvolver
no aluno um olhar crítico sobre a relação da
humanidade com a mídia, visando a reflexão do mesmo nos
aspectos éticos e sociais dessa conquista.
-Selecionar,
organizar,relacionar,criticar,interpretar dados e
informações representados pela mídia
,expressando-se de forma argumentativa oral e escrita; saber tomar
decisões e enfrentar situações-problema .
JUSTIFICATIVA:
-Banalização
da violência, padrões de beleza pré-estabelecidos,
consumismo, conceito de família deturpado, através dos
diferentes meios que a mídia utiliza,refletindo de forma
negativa na família, na escola e na sociedade.
DESENVOLVIMENTO:
-Música: Televisão-Titãs
-Leitura
de textos expositivos : Mídia e comunicação de
massa; Intimidação virtual é mais que uma simples
brincadeira; Fotojornalismo;Tempo gasto em frente à
televisão;Banalização da violência,os games
mais violentos do mundo; Crianças com TV e computador dormem
menos; A influência da mídia positiva ou negativa ?
RECURSOS:
Textos,computador,internet.
METODOLOGIA:
Participação dialógica do aluno,trabalho em grupo,aprendizado centrado no fazer.
AVALIAÇÂO:
Exibição crítica de um instrumento utilizado pela mídia, apresentado em Power point.
|
|
|
|
|
ESCOLA
ESTADUAL SAPOPEMBA
Rua
Senador Nilo Coelho, 55 - JD Sapopemba - Leste
4 -
Secretaria da Educação -
SP - Fone: 2919 2833
|
|
|
|